Se você possui um imóvel e pretende alugá-lo para ter uma renda extra, pode ser que tenha algumas dúvidas com relação ao processo. Como é um bem de alto valor e parte de seu patrimônio, é normal questionar e querer entender melhor como funciona o aluguel garantido e as vantagens da administração imobiliária.

Primeiramente, é seguro afirmar que a melhor forma de alugar o seu imóvel é por meio de uma imobiliária. Muitas questões estão envolvidas na locação, como a Lei do Inquilinato, que aborda os direitos e deveres de cada parte, as vistorias de entrada e saída, e, claro, as garantias locatícias, que asseguram o proprietário, caso o inquilino não possa arcar com os compromissos firmados.

O que é o aluguel garantido?

O aluguel garantido é a garantia própria da imobiliária, ou seja, quando a empresa — dependendo do contrato de administração — assume a responsabilidade de pagamento do aluguel na eventualidade de o inquilino ficar inadimplente.

É uma das formas mais seguras e práticas de garantir a quitação das parcelas do aluguel em dia. Para o proprietário, ter o aluguel garantido é a certeza de receber o valor da mensalidade na data acordada, mesmo que o inquilino esteja em atraso.

Atualmente, esse tipo de contrato é cada vez mais comum, já que as imobiliárias de qualidade podem oferecer essa tranquilidade para o proprietário, e não é necessário acionar outras garantias para que ele receba o aluguel e encargos em dia. Dessa forma, há menos burocracia e mais segurança para quem aluga o imóvel.

Como funciona essa modalidade?

Normalmente, o aluguel garantido é colocado no contrato de administração (físico ou digital) realizado entre o proprietário e a imobiliária. Essa garantia não somente cobre o valor mensal de locação do imóvel firmado contratualmente, como também pode incluir o pagamento de outros encargos, como a taxa de condomínio, o IPTU, e outras taxas, desde que estejam contempladas no contrato.

Dessa forma, se o inquilino estiver em atraso com algum ou alguns desses itens, a imobiliária que está administrando o imóvel realiza a quitação, o que deixa o proprietário tranquilo sabendo que vai receber os pagamentos acordados durante o prazo de contrato.

Quais as vantagens do aluguel garantido?

O aluguel garantido traz muitos benefícios ao proprietário, a começar pela tranquilidade de contar com uma imobiliária que não só cuida do imóvel alugado, como também arca com os valores a serem pagos em caso de inadimplência. Confira outras vantagens dessa modalidade a seguir.

Agilidade na locação

Disponibilizando o imóvel em uma imobiliária que ofereça o aluguel garantido, você consegue alugá-lo com mais facilidade. Primeiramente porque, como a empresa está cuidando de forma especial do seu imóvel, ela fará de tudo para alugá-lo com agilidade.

Após a divulgação da sua propriedade, a administradora fica responsável por analisar os interessados, negociar e, finalmente, redigir a minuta de contrato. Como o pagamento é garantido por ela mesma, você pode ficar totalmente seguro sabendo que vai receber o valor acordado na data estabelecida em contrato.

Esse conjunto de fatores permite que o processo de locação seja mais curto, o que mantém seu imóvel desocupado por pouco tempo e garante a entrada mensal dos valores acordados.

Segurança e tranquilidade em longo prazo

Por último, mas não menos importante, o aluguel garantido lhe deixa muito mais seguro, já que você tem a garantia de receber mensalmente pelo imóvel que aluga, da maneira como foi firmada em contrato.

Isso significa que você pode fazer planejamentos em longo prazo, contando com o recebimento do aluguel e até mesmo dos encargos a ele relacionados pelo período do contrato de locação.

Da mesma maneira, você pode ficar tranquilo com relação a problemas e desconfortos que teria com o inquilino, já que a imobiliária fica responsável por intermediar suas demandas e cobranças e, muitas vezes, pode responder por você, já que é possível que ela atue como sua procuradora.

Quais cuidados devo tomar ao contratar o aluguel garantido?

Mesmo com todas essas vantagens, ainda assim existem alguns cuidados a serem tomados no momento de fechar um contrato com aluguel garantido, por isso fique atento às seguintes dicas.

Escolha uma imobiliária de confiança

Antes de tudo, escolha uma imobiliária idônea para confiar o seu imóvel. Como você entregará sua propriedade e seu patrimônio, verifique as referências, peça indicações, consulte a reputação na internet e tenha certeza de que a empresa é confiável.

Leia bem o contrato

Ao fechar o negócio, leia o contrato de administração e tenha certeza de que ele contém todas as cláusulas e condições que foram discutidas. Se necessário, peça a um advogado para conferir a minuta antes de assiná-la.

Veja se existe uma cláusula que fala sobre o aluguel garantido e se as condições dessa garantia (prazo para pagamento, encargos incluídos etc.) estão bem explicadas para evitar arrependimentos.

Muito importante é verificar qual o prazo dessa garantia, porque algumas imobiliárias só garantem o pagamento do aluguel até ajuizar a ação de despejo(o que pode ocorrer com apenas dois meses de inadimplência), e se essa ação de despejo durar um ano, o proprietário vai amargar esse prejuízo mesmo tendo pago vários meses de taxa diferenciada!

Verifique os percentuais acordados, aqui na Newville o percentual de um contrato de administração com aluguel garantido é de apenas 15%.

Como você pode ver, colocar seu imóvel para alugar pode ficar muito mais fácil e seguro com a intermediação de uma boa imobiliária. E, se você tinha algum receio em colocar seu imóvel para alugar, com o aluguel garantido essa preocupação chega ao fim, já que você pode ficar tranquilo sabendo que vai receber mensalmente mesmo que o inquilino fique inadimplente. Então que tal cadastrar seu imóvel clicando aqui?

Fale com nossos especialistas